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Como organizar sua rotina de trabalho em 7 passos

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Ser um profissional autônomo é o desejo de muita gente, afinal, é uma maneira de ter maior controle sobre sua rotina de trabalho de diversas maneiras. Nesse contexto, investir em venda direta de produtos ou serviços é uma ótima oportunidade para quem quer trabalhar por conta própria e adquirir sua independência financeira. Todavia, essa escolha exige também disciplina e organização.

Organizar rotina de trabalho é um elemento essencial para o vendedor que deseja ter sucesso. De fato, a qualidade e quantidade de trabalho do autônomo são os pontos que determinam o bom resultado nas vendas.

Para te ajudar, elaboramos o texto de hoje com dicas de como organizar sua rotina de trabalho. Acompanhe!

1. Tenha uma rotina

A primeira dica pode parecer simples, mas vale a pena ser dita. Criar uma rotina de trabalho é essencial para qualquer pessoa que trabalha por conta própria. A ideia é designar horas específicas do dia para realizar as atividades laborais, assim como se você fosse funcionário de uma empresa.

Dessa maneira, a sua mente vai, aos poucos, se acostumar com a ideia de trabalhar em casa ou em outro ambiente diferente de um escritório comum. O ideal é organizar o dia em horários de trabalho, reuniões, descanso, refeições, exercícios físicos e outras atividades pertinentes. Lembre-se também de considerar possíveis imprevistos que podem ocorrer ao longo da jornada de trabalho.

Definir uma rotina de trabalho ajuda você mesmo a respeitar o seu tempo de trabalho, além de também mostrar para as pessoas do seu convívio os horários que você está disponível ou não.

2. Planeje-se

O próximo passo diz respeito ao planejamento. Vamos supor que, após definir sua rotina de trabalho, você sabe que tem disponível cerca de 8 horas por dia para fazer as atividades profissionais. A partir daí, é possível fazer o planejamento de acordo com a sua lista de tarefas. Uma boa estratégia é separar um tempo no início da semana para fazer o planejamento semanal.

Pense nas atividades que serão realizadas por dia e, em alguns casos, vale a pena até definir as atividades por hora. Para isso, é bom sempre ter em mão uma lista de tarefas, tanto profissionais como pessoais.

Por fim, lembre-se de checar o planejamento diário a cada manhã para verificar quais tarefas devem ser cumpridas e quanto tempo gastará com cada uma.

3. Escolha uma ferramenta para te auxiliar

Não importa o quanto o nosso cérebro seja multifuncional, ele não é capaz de armazenar tudo. Por isso, vale a pena contar com a ajuda de uma ferramenta para organizar rotina de trabalho. Diversas ferramentas podem ser utilizadas de acordo com as características da venda e do próprio vendedor, das mais simples às mais complexas.

Alguns exemplos de instrumentos que podem ajudar são:

  • lembretes no celular;
  • bloco de anotações;
  • agenda de papel ou eletrônica;
  • aplicativo de celular;
  • software de gestão de tarefas.

Seja qual for o meio escolhido, ele tem o objetivo de ajudar a pessoa a armazenar informações importantes, para que não tenha que se preocupar em esquecê-las.

4. Reflita sobre as semanas anteriores

Você já ouvir a frase “se tomar os mesmo caminhos, terá sempre os mesmos resultados”? Pois bem, esse pensamento funciona também para a organização da rotina de trabalho de vendedores autônomos. Isso significa que, se a pessoa está desorganizada e as vendas não vão bem, algo precisa mudar.

Para isso, é preciso refletir e avaliar as semanas anteriores de trabalho. Algumas perguntas que podem guiar esse processo de avaliação são:

  • consegui realizar todas as tarefas planejadas?;
  • consegui cumprir as horas de trabalho estipuladas?;
  • ocorreram imprevistos ao longo da semana?;
  • senti-me sobrecarregado com a quantidade de trabalho?

Além disso, essa revisão ajuda você a identificar quais tarefas ainda precisam ser feitas e o porquê desse atraso.

5. Priorize as atividades

Utilizar o tempo com inteligência é, certamente, um dos principais pontos que definem a produtividade de um vendedor autônomo. Primeiramente, é preciso classificar por urgência todas as tarefas e atividades que são recebidas diariamente. Uma maneira de classificação é:

  • Urgentes: tarefas que possuem um curto prazo para serem entregues ao cliente ou outra pessoa;
  • Importantes: tarefas que demandam um tempo significativo para serem desenvolvidas da maneira correta;
  • Circunstanciais: tarefas que não são essenciais, isto é, são dispensáveis, e por isso fazem você perder seu tempo.

Após definir a urgência de cada tarefa, você pode colocá-las em seu planejamento semanal e diário de acordo com essa classificação. Assim você garante que os itens mais relevantes serão feitos primeiro.

6. Organize o seu local de trabalho

Assim como a organização do tempo, a organização do espaço de trabalho é muito importante. Não importa se você utiliza uma mesa, escritório ou apenas o telefone, o local de trabalho tem muita influência sobre a produtividade do profissional. Os passos importantes para colocar ordem no ambiente são:

  • retire tudo que não está relacionado com as tarefas que faz, liberando mais espaço para as coisas importantes;
  • arrume o espaço diariamente, assim você evita o acúmulo de bagunça;
  • retire distrações do ambiente que podem atrapalhar seu ritmo de trabalho;
  • deixe os objetos que usa com mais frequência mais próximos de você, e mais longe os que pouco utiliza;
  • utilize gavetas, armários, caixas e etiquetas para organizar tudo que precisa.

7. Organize uma prospecção

Um vendedor autônomo depende de suas vendas para prosperar e, portanto, depende de seus clientes. Para fazer isso da melhor maneira, é preciso ter uma estratégia de prospecção de clientes, que diz respeito ao processo estruturado de aproximar-se do público-alvo das vendas. Inclui também atividades de sondagem, preparação e abordagem do possível consumidor.

Os pontos essenciais que devem ser definidos na estratégia de prospecção de clientes são:

  • definir o perfil do público-alvo;
  • identificar as pessoas que têm possibilidade de ter interesse no produto ou serviço oferecido;
  • conhecer bem o mercado de vendas;
  • definir os meios de contato com o cliente (telefone, e-mail, mensagem).

Ao seguir essas dicas, você conseguirá organizar rotina de trabalho da melhor maneira possível, a fim de conciliar todos os seus compromissos profissionais e pessoais. Um dos pontos principais é sempre revisar o próprio planejamento e o trabalho já realizado, a fim de buscar melhorias e ganhar ainda mais produtividade.

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